Passeando pela vida, Helena encontrou árvores que lhe dão mais ouvidos e traz mais paz e silêncio do que se pensou ter um dia. Em respeito, cuida de ouví-las de igual modo. Seu silêncio é ensurdecedor. É natural ser ouvidos e voz. Inteligente mesmo é ser menos voz. Pra ver o mundo todo conectado e sentir-se tão à vontade como é de fato de interesse do Universo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Carta a um amado. Por uma de minhas personagens.

Olá pessoa de meu gostar.

Fico de cá desejando que estejas bem, divertindo-se, amando com qualidade e sendo honesto em suas intenções.
As atitudes da gente nem sempre são honestas, isso é bem verdade. Mas adoro a explicação para isso. Eu penso que nos é imposto um arcabouço teórico que não escolhemos, e pior, não podemos escolher. Pelo menos não abertamente e sem alguma crítica mesmo que mínima. Nessas teorias aí, aprendemos que devemos ser monogâmicos, que o amor não pode ser livre, antes, é dado apenas a uma prendada pessoa do sexo oposto principalmente, devemos cumprir com os deveres que alguém hierarquicamente superior nos dita, devemos ter cuidados e esconder as pessoas que queremos por conta de uma outra (que também queremos). Aprendemos a respeitar quem não merece nem sequer menção. Obedecer o que a Lei dita sem titubear. Ser fiel, mesmo que seja apenas representação. Aliás, este verbo: representar, é o que bem sabemos conjugar nesse mundo. Representamos tanta coisa um para o outro. Mas na atitude, na vivência, a representação é meramente artística. Não há tantas verdades assim nas máscaras usadas. Deixe-a cair e veremos o sangue, o amor, o coração, a mente, os olhos, a boa intenção, o ato de amar, o sexo, o beijo... em sintonia com as energias naturais, com o desejo puro, livre da ação do outro. Deveríamos apenas ser. E nada mais deveria importar como punição, peso, medo, prisão, culpa (odeio isto), desejo controlado? Isto nunca deveria acontecer, nem mencionar em voz alta farei para não energizar por aí! rs
A todas essas teorias, e outras tantas das quais não concordamos nem sequer pensamos como algo a ser vivido, digo-lhe: preciso fugir desse mundo para ser realmente livre e feliz, como só eu posso ser. Este mundo daqui me deixa presa *(nome), me dita regras e me dá cores e sabores que depois de experimentados, me causa cegueira e ânsia de vômito. Fugimos disso nos encontrando escondido, nos beijando quando ninguém vê, mentindo um para o outro, deixando, no meu caso, o amor passar por medo de ser pequena, com pensamentos que me levam a crer que somente outra pessoa pode ser melhor pra vc. Ser condizente com tudo o quanto pensamos nessa nossa vida social, é ter coragem de enfrentar críticas, comentários, alvoroços dos outros. E isso não é opcional. Estar aberto ao que se pensa, ao que se deseja, ao que de novo nos aparece em mente e em atos é no mínimo, respeito próprio.
Pede-se muito, nos dão mil e uma opções. Mas na verdade, na realidade, não é nenhuma coisa nem a outra. As escolhas são direcionadas, as opções já nos chegam com regras e temor, com ameaças e promessas. Não somos livres nesse sentido. Ou escolha isto, ou aquilo.
Falar de liberdade, é falar de prisão. Portanto, não direi uma palavra a mais sobre isso. rs
Sinto-me com asas o tempo todo. Um ou outro vem e me poda, me critica, me impõe coisas outras, apoia e sopra o vento contrário... uma série de intempéries me acontece. Sabe como lido com isso? Da forma mais sarcástica possível. Sendo o que se diz que sou. Sendo alí, no palco que me oferecem e até colocam cenários lindos e bem cuidados. Pra quê? Não faço idéia. Eu devo ter cores que agradam, que enfeitam, ao menos de loucura e maluquices me fantasio sempre, talvez nem tiro a roupa pra não ter que me explicar.
Há momentos que desejo-te loucamente. Sinto cá dentro de mim uma espécie de fôlego extra quando me recordo de bons tempos em comunhão com teu pensamento e teu corpo.
Fugi de você em certo tempo. Fugi do que sentia e não quis ver que havia a chance de não tê-lo mais.
Abandonei você. É este o pensamento que me persegue. Quando eu poderia "lutar" (não gosto dessa palavra, mas acho que é a que o senso comum usa pra representar uma ação de tentar ter alguém pra si) e te mostrar que eu poderia ser boa o suficiente pra ser tua, eu preferi me esconder em lágrimas e dor. Foi a minha opção.
Outra opção minha é esta. De te dizer isto. Porquê? Quem sabe?! rs
Conheci uma pessoa muito importante no EBEL (Encontro Baiano de Estudantes de Letras). Ele me ensinou em intensas e breves aulas práticas pela UESC e pelo Mar e Sol enquanto passeávamos que devo derramar meus pensamentos. Intervenção. É o meu maior medo. Não gosto de interferir na vida do outro por ter medo de alterar negativamente. Seguidora do Bem, pensar em fazer algo que pode provocar algo ruim é uma tortura, portanto, fico inerte e estagnada. Mesmo que isso me custe minha felicidade. Como foi o caso várias vezes.
Eu amo você. Isso reflete o carinho que tivemos um com o outro e que ainda temos.
Este e-mail fará algum sentido, se e somente se você estiver completamente aberto a entender que a intenção dele é apenas uma: conversar com quem confio.
Neste momento, sentada em minha vida, com pensamentos os mais diversos e talvez tão confusos quanto sou, me permito a cara de pau de dizer: você tem uma parte minha em você e não quero de volta. =]

É uma parte linda. É o meu mundo natural. Neste mundo eu sou. Apenas sou. Ficou contigo um pedaço disso. Para que você aproveite com quem desejar. Para você amar loucamente, desenfreadamente quem se deseja. É o espelho do teu mundo. Aproveite cada raio de luz que entra nesse espelho. Cuidado com narciso, ele mora em você. Controle-o e viva as mais insanas e racionais belezas do que é viver. Viver não é só isso. Limitar-se não deveria ser permitido. Somos muito mais que isso. Somos uma infinitude de possibilidades e talvez eu esteja te dizendo isso para eu conseguir ver melhor e entender que também eu, sou infinita no que me cabe ser e no que não cabe também. Afinal, temos muito o que descobri de nós mesmos. Alterar a realidade por exemplo é uma coisa a se pensar com menos tempo, com menos preocupação e com menos razão. Tornar pensamentos em ação, é para mim agora, uma questão de vida. Me permitirei agir conforme o que penso. Afinal, o que somos né? Se nem essa idiota questão foi resolvida universalmente, a prova de que o particular é superior me convence a ser mais, a ser inteira, a ser plena ousadia e voz.
Bem... conversar é bom, mas falei de mais.

...

3 comentários:

  1. Talvez falar demais seja a única opção.

    Mas fico feliz. Feliz mesmo.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Me sujeito a ver de perto o que eles me impõem, só pra sentir o quanto posso ser bem mais que uma regra... Bem mais que apenas um número entre tantos outros... Afinal, eu também SOU. Beijos da Alma de Poeta!

    ResponderExcluir

Se desprender do que não serve.