Passeando pela vida, Helena encontrou árvores que lhe dão mais ouvidos e traz mais paz e silêncio do que se pensou ter um dia. Em respeito, cuida de ouví-las de igual modo. Seu silêncio é ensurdecedor. É natural ser ouvidos e voz. Inteligente mesmo é ser menos voz. Pra ver o mundo todo conectado e sentir-se tão à vontade como é de fato de interesse do Universo.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Eu queria estar bêbada agora.

Um amigo pela madrugada e diálogos de cansaço e insônia.
Corpo cansado mas não quer dormir. E o céu por aqui escuro, estrelado, nuvens como véu.

E quando bate aquela vontade gritante de abraçar quem se ama? A distância é cruel e castradora. Impotência não é nada agradável.

Praia do Espelho e abriu-se o baú de lembranças. A poeira da infância foi retirada, pois Ele, com sua sabedoria até do que não conhece fez-me olhar e sorrir posteriormente.

Jambo, abacate, pêssego, laranja, canela, milho, cana, café, girassol, borboletas...

Na época do pêssego o quintal tinha o melhor cheiro do mundo. O pé de canela recheava a casa constantemente, era só bater um vento... o pé de canela ficava no início do longo corredor que dá acesso a cozinha. O cheiro desconhecido do pé de canela e a explicação fria e passada do doce cheiro que se é. Pêssego... "e o pêssego.... é cheiroso mesmo como falam ?" Como fazer valer toda a adoração infantil da flor do pêssego? Do gosto e do cheiro adocicado do jambo? "a flor do pêssego é incrível toda pequenininha, branca, pétalas firmes e cheirosas", "das flores, os pés de girassol eu me acabava e me perdia, sempre brinquei no canteiro, com as borboletas me divertia, agora... há carros e pedras no chão, o mais natural que tem são algumas poucas plantas em vasos gregos.
Toda essa maravilha e a questão: "como vc consegue olhar para isso e não sorrir?????"
O desencanto de quem nunca sentiu o cheiro da canela, do pêssego nunca pegado no chão, nas borboletas pouco vistas... E a satisfação Dela contar-lhe, compartilhar toda essa memória e não sorri pela ausência, mas pelo desespero de não ter mais.
E quase sentir o cheiro das frutas.
E sorrir. Sorrir em contentamento pela partilha.

"Quando criança, adolescente ainda, experimentei o vento sobre corridas com cavalos, cheiro de leite pela manhã cedo, cedinho, cheiro de fogão de lenha, cheiro de arroz cozinhando em panela de barro, gritos de alegria e corridas malucas em direção ao pequeno lago, banho quentinho de balde, alí, atrás da casa mesmo, louças quase mal lavadas e o avô ensinando tirar gordura com areia". "Eu estou sempre perto Nick". O sentido de ter sentido, mesmo que em outra ordem.

E Amar atentamente. Abertamente.

São conversas tantas que valem a pena. E é só o que compartilho agora. Há tanto.
De mim e de ti. De nós. Juntos, separados.
A inspiração acabou junto com a despedida. Quem sabe retomo essa e outras histórias dessa madrugada florida derepentemente por Ele. E sorriu. Muito. E dormirei tão tranquila como se pretende uma criança cansada de brincar no quintal frutífero.

3 comentários:

  1. "E no mais, tudo na mais perfeita paz, sendo que eu assumo isso mesmo quando se diz que já acabou, ainda quero morrer de amor."

    ResponderExcluir
  2. como se pudesse caminhar pelo corredor, correr pelo quintal ou simplesmente imaginar...

    ResponderExcluir

Se desprender do que não serve.